domingo, 15 de abril de 2012

Carta Aberta: Por um novo Sintietfal!

Não é difícil enxergar o sucateamento ao qual nosso Instituto vem sendo submetido devido as mais diversas limitações da expansão. Difícil é enxergar nosso sindicato, o SINTIETFAL, empreendendo ações em defesa do IFAL e dos direitos de seus filiados neste momento de ataque do Governo Federal à qualidade da educação pública no país.

Em 2011, muitas de nossas angústias e frustrações diárias vieram à tona durante as assembleias e atividades da greve, a qual acabou derrotada localmente – dentre outros motivos – pela desmobilização e descrédito do atual SINTIETFAL diante dos seus filiados. É fato que o pouco que foi feito durante a greve do ano passado foi obra de servidores cientes de suas responsabilidades na luta em defesa do IFAL, e não da gestão que dirige o SINTIETFAL.

Nosso Sindicato Nacional, o SINASEFE, realizou recentemente o seu 26º Congresso, o qual elegeu o companheiro Alexandre Fleming, professor do campus Murici, como um dos seus diretores. E onde esteve o SINTIETFAL? Ausente!

E o pior, uma ausência motivada por fraude de sua diretoria, a qual falsificou assinaturas em ata de uma assembleia que nunca ocorreu. Ou algum de nós viu qualquer convocatória para assembleia geral com a finalidade de eleger delegados para o Congresso do SINASEFE no último mês de fevereiro? É notório que isso não aconteceu...

Hoje não é estranho, portanto, que a atual diretoria do SINTIETFAL precise fugir de assembleias com seus filiados, como ocorreu no último dia 3 de abril, em Marechal Deodoro, por simples falta de argumentos para um debate franco com seus dissidentes. O respeito com os filiados que – alheios a isso – compareceram de boa fé para participar da assembleia inexistiu.

Chegou a hora de dar um basta nesses vícios que nosso movimento sindical aderiu. É preciso reoxigenar o movimento, renovar as lideranças, buscar novas referências: precisamos de um novo SINTIETFAL!

Queremos um sindicato de fato, não somente de direito. Um sindicato que participe do cotidiano da comunidade acadêmica; que informe seus filiados dos atos e atividades que promove; que lute contra as denúncias de assédio moral que vemos surgir dia a dia, que mutilam psicologicamente muitos dos nossos colegas de profissão e acabam arrastadas para debaixo do tapete; que defina posição política em defesa dos docentes e técnicos do IFAL. Precisamos de um sindicato presente, não somente um nome no imaginário coletivo.

Para isso, com toda a disposição que possamos dispor, convidamos servidores novos e antigos, insatisfeitos com o atual SINTIETFAL, para iniciar a construção de um movimento de oposição organizado e consciente de si. Um movimento que possa construir as atividades locais e nacionais de nossa categoria, como a Paralisação Nacional convocada para o próximo dia 25 de abril. Precisamos – e contamos! – com todos os que tenham energia e boa vontade. A participação de todos, direta ou indiretamente, é mais que importante neste momento.

Entre em contato!
Alexandre Fleming (82)9961-3305
Rodrigo Silva (82)9937-3593

Nenhum comentário:

Postar um comentário